Nota à comunicação social | Proteger e promover o Capital Humano do Serviço Nacional de Saúde

O Serviço Nacional de Saúde (SNS), apesar de muitas contrariedades, vive, sobrevive, supera adversidades e produz resultados de saúde que colocam Portugal em lugares cimeiros, a nível mundial. O segredo deste desempenho impar, comparativamente a outros setores económicos e sociais do país, são as pessoas, os profissionais que nele laboram.

Praticamente todos os seus profissionais fizeram as formações pós-graduadas e desenvolveram as suas competências no SNS. Atingiram elevada diferenciação profissional dentro dele. É nos serviços do SNS que, ao longo de décadas, têm recebido formação as novas gerações de profissionais.

Nos serviços do SNS recebem cuidados qualificados mais de 85% dos cidadãos - desde cuidados preventivos e de acompanhamento regular próximo e continuado, até situações muito graves e complexas, independentemente da sua situação socioeconómica ou da sua idade e grau de dependência.

O SNS tem preservado, mesmo em situações difíceis, uma cultura de serviço público altamente diferenciado e qualificado. Manter e elevar este padrão implica investir nos seus profissionais, na formação em contexto de equipas multiprofissionais diferenciadas, nas carreiras profissionais, mais harmonizadas e sintonizadas entre si, na flexibilidade e agilidade do recrutamento, colocação e mobilidade interna, em retribuições justas que estimulem e premeiem o labor, o empenho e o brio dos profissionais.

Por um amplo debate, com diversos intervenientes, a Fundação para a Saúde – SNS organiza o encontro temático que terá lugar em Coimbra, no próximo dia 19 de maio às 16 horas, na Escola de Enfermagem, Polo A, na Rua Bissaya Barreto.

Convidamos todos os srs jornalistas a estarem presentes no debate que irá ocorrer a partir das 16, conforme programa.

 

Para mais informações pf queiram contactar:

José Carlos Santos

jcsantos@esenfc.pt

913703104

 

 

 

Programa:

14:00 Visita da direcção da Fundação para a Saúde–SNS à USF Briosa e UCC do Centro de Saúde de Norton de Matos

16:00 Abertura do Encontro Proteger e Promover o Capital Humano do Serviço Nacional de Saúde

Marc Danzon, Consultor em Políticas de Saúde, ex. Diretor da OMS Europa

José Carlos Santos, Fundação para a Saúde - SNS

16:15 Mesa redonda - Proteger e promover o capital humano (identificar pontos críticos que estão a descapitalizar o SNS)Marta Temido;

Comentadores: Bruno Noronha, Vice-presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Enfermeiros; Carlos Maurício Barbosa, Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos; José Manuel Silva, Bastonário da Ordem dos Médicos 

17:30 Mesa redonda - Promover e perspetivar o futuro (papel da formação)Maria da Conceição Bento

Comentadores: Miguel Castelo Branco, Universidade da Beira Interior; Horácio Covita, FCM-Universidade Nova de Lisboa

18:30 Discussão 

19:15 Conclusões e Encerramento

Constantino Sakelllarides, Fundação para a Saúde – SNS;  Manuel Machado, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra;  António Arnaut

 

 

Tags: