Sessão de apresentação do Plano de Ação 2012-13 da FSNS

Em 27 de setembro a Fundação para a Saúde – FSNS, levou acabo uma sessão de apresentação do seu Plano de Ação 2012-13, centrado na realização do 1º Congresso do SNS em 27 e 28 de setembro de 2013. Esta sessão serviu também para reforçar a ideia de que, no processo de análise e debate que agora se inicia, será necessário olhar para o nosso sistema de saúde, e para o seu centro de gravidade, o SNS, não só na perspetiva habitual do setor da saúde, mas também sob o ponto de vista da governação, da economia, da ciência, da reflexão filosófica e sociológica e do da comunicação com os cidadãos. Para isso muito contribuíram as intervenções de António Sampaio da Nóvoa, Emílio Rui Vilar e Manuel Sobrinho Simões e a moderação da jornalista Ana Lourenço.


No decurso dos próximos 12 meses a FSNS levará a cabo um conjunto de trabalhos que culminarão no 1º Congresso do SNS. Será ativado um considerável número de grupos de trabalho – da ordem de algumas dezenas – que se debruçarão quer (i) sobre questões de saúde particularmente relevantes para a população portuguesa (como, por exemplo, a diabetes, os acidentes vasculares cerebrais, as hepatites, a depressão e a dor), quer (ii) sobre a governação e gestão do sistema de saúde (como por, exemplo, a relevância do contexto socioeconómico e social, o financiamento, o desenvolvimento e modernização organizacional, as políticas para as profissões e a capacitação do cidadão) de forma (iii) a facilitar o entendimento da inter-relação entre ambas aquelas dimensões. Para aprofundar estas análises e formular as sínteses necessárias terão lugar em fevereiro, abril e junho três seminários preparatórios do congresso.


Pretende-se desta forma conseguir a mais ampla mobilização técnica e cívica para a preparação e realização do 1º Congresso do SNS.


Também nos próximos meses terão lugar as ações necessárias para a atribuição dos Prémios de Excelência do SNS em 2013.


 

Tags: